domingo, 19 de abril de 2009

DEPECHE MODE


SOBRE O DEPECHE MODE
Depeche Mode começa em 1976, quando em Basildon, Inglaterra, Andrew Fletch Fletcher (baixo/teclado) e Vince Clarke (teclado) se encontram pela primeira vez e formam a banda No Romance in China, que dura até 1979, quando Vince, juntamente com Martin L. Gore (guitarra/teclado), formaria uma nova dupla chamada French Look. Não demorou muito para que Andrew Fletcher se juntasse ao grupo, formando assim o Composition of Sound com Vince no vocal.
Em meados de 1980, o cantor David Dave Gahan entra para o grupo que passa a se chamar Depeche Mode( nome este tirado de uma revista francesa de moda, que em português significa Moda Passageira ou Última Moda).
A banda é a mais duradoura e bem sucedida que emergiu da era New Romantic e New Wave. Um dos grupos precursores do synth pop, o Depeche Mode é um dos maiores e mais importantes representantes da música eletrônica, ao lado de Pet Shop Boys, New Order e Kraftwerk. Este movimento musical inglês no início dos anos 80 foi considerado como uma tentativa britânica de responder à influência dos alemães pioneiros da música eletrônica, o Kraftwerk, cujo som e imagem eram imitados por parte dessas bandas.
Com o tempo, o Depeche Mode ficou cada vez maior e melhor, mais criativo, maduro e bem-produzido, tomando uma vantagem enorme em cima de seus concorrentes conterrâneos e até sobre o próprio Kraftwerk e hoje é considerado uma enorme influência para diversas bandas de Pop e Rock atuais, como Smashing Pumpkins, Linkin Park, Lacuna Coil e Deftones. Possuindo também uma lista de fãs ilustres como Marilyn Manson, Scott Weilland, Robert Smith, Tori Amos e Johnny Cash.
Depeche Mode é formado por David Gahan (vocalista), Martin L. Gore (tecladista, guitarrista, vocalista e compositor a partir de 81), Andrew Fletcher (tecladista) e Vince Clarke (tecladista e compositor de 80 a 81). Vince Clarke deixou a banda após o lançamento do álbum de estréia em 1981. Ele foi substituído por Alan Wilder, membro de 82 a 95. Após a saída de Wilder, o Depeche Mode continuou a carreira como um trio.
Em 2006, era estimado que a banda já havia vendido mais de 91 milhões de cópias em todo o mundo (35 milhões de singles / 56 milhões de álbuns). A banda teve 44 canções nas paradas britânicas e já esteve mais vezes que qualquer outro artista entre os 40 mais ouvidos no Reino Unido sem alcançar o primeiro lugar. Seus maiores destaques musicais é um forte clima depressivo, romântico e épico, entre arranjos muito diferentes que resultam em uma sonoridade única. Também é reconhecido em parte por suas técnicas de gravação e o inovador uso de samplers. Apesar de exercer muita influência no cenário da Música Eletrônica e Dance, geralmente o Depeche Mode é classificado como Alternativo.

Um comentário:

  1. Realmente ésta banda é magnífica, sem palavras,
    e através dela conheci, um amigo especial,que chama-se JADIR LEE e através dele pude conhecer mais sobre ésta banda que eu amo...e assim consegui dois amores incondicionais em minha vida, que espero cultivar para sempre, oom muito Carinho e Devoção!!! Beijos da Devote Cris =*

    ResponderExcluir